-
Arquitetura: UTAA
- Área: 495 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Jin Hyo-suk
Descrição enviada pela equipe de projeto. Pinocchio, um espaço para a experiência artística aninhada na paisagem rural perto da Montanha de Unak em Pocheon, onde há mais de 2 anos era um espaço abandonado. O proprietário queria que o espaço vazio sombrio fosse reformado como um espaço de experiência artística para crianças, enquanto programas específicos exigiam espaços para troca de ideias, exposições, cafés, livros, performances, educação, etc.
A altura do pé-direito do edifício existente foi considerável. Imaginando o Pinóquio no estômago de uma baleia, foi proposto um espaço como "uma casa em outra casa" e para isso houve a divisão em grandes espaços verticais de acordo com um conceito de sótãos que se ajustam à escala das crianças. Cria-se um ambiente que estimula a imaginação e a susceptibilidade das crianças, atendendo a finalidade do espaço que o proprietário pediu. Em vez de induzir interesse por elementos decorativos e visuais, as próprias crianças são induzidas para se comunicar com o interior e exterior do edifício, vagando pelos espaços do edifício.
Além disso, tanto adultos como crianças podem se adequar à sua escala e combiná-lo com a área verde natural que está em constante mudança. Em particular, o espaço da cafetaria desempenha um papel central em todo o espaço, onde as alterações cênicas da linha de visão, e a mudança da luz externa são simultaneamente organizadas por fronteiras de expansão através da intrusão do pequeno volume de uma casa neste espaço, que penetra o seu interior através da parede existente no primeiro andar do prédio principal.